sábado, 16 de maio de 2015

Perigo no Calçadão de Ipanema 1 - POA/RS

O calçadão de Ipanema, inaugurado por Olívio Dutra, é uma das joias da cidade de Porto Alegre. Sua simplicidade se harmoniza com a beleza da baía de Ipanema, comprovando que se pode revitalizar a orla do Guaíba sem o auxílio de projetos caros e mirabolantes.

Por estas características é natural que ele se transforme em palco de diversas manifestações da urbanidade porto-alegrense.  Há gente que utiliza o passeio público para esportes, lazer e até para palanque político. O calçadão é uma vitrine da cidade.

Há bom tempo, estivemos num encontro com representantes de Associações do Bairro, da Câmara Municipal e do Executivo e, levamos uma pauta para qualificar ainda mais o espaço.

Lembramos a todos, que nos primeiros mil metros de calçadão, existe apenas uma única rampa exclusiva para portadores de necessidades especiais, sem comunicação com outra na calçada oposta. Coisa inadmissível para moldes contemporâneos. Não bastasse isso, ressaltamos que faixas de pedestres, fora das normas técnicas, expõem a riscos de acidentes idosos, crianças e portadores de necessidades especiais.


Tendo em vista, o uso do calçadão para atividades generalistas e o grande fluxo de pessoas que circulam no local, trazemos de volta estes temas específicos, uma vez que se trata de assuntos de extrema de importância para a segurança direta dos usuários do calçadão. Para tanto, segue este ensaio fotográfico (melhor do que desenhar) para refrescar a memória ou sensibilizar aqueles que ainda não prestaram atenção no assunto. 





















Fotos, texto e edição: Leonel Braz
Performance: Willis Carmo

3 comentários:

Beto Bortolomiol disse...

Tbm não há o rebaixamento do fio pra acessibilidade de cadeirantes...

Anônimo disse...

Essa parte da cidade, até bonita: a chamo de ÁREA RURAL.
Só que nos finais de semana... até TRANSITAR NA CONTRA MÃO DEVE SER FEITO. A praia fica impraticável!
Saliento algumas coisas: a VIOLÊNCIA aumenta, a TRISTE ESCULTURA DO TAL CASAL (um familiar meu até teve vontade de destruir à noite).
Talvez a melhor coisa fosse a PRAIA LIVRE PARA BANHO (no calor bagaceiro do verão_até ajudaria).
E as RESPOSTAS aqui no blog/INTERAÇÃO ainda funciona.

Anônimo disse...

... Saliento para o PERIGO nessa parte da cidade!
A Rua Leblon está sendo alvo de invasões (casas no caso).
E até DE TARDE.
Péssimo o que a cidade enfrenta; o país em si - e isso sem dizer o MUNDO mesmo.
Há uma CRACOLÂNDIA numa rua perto a tal/além de uma imóvel abandonado frequentado por maledetos.
Cuidarem mesmo _ divulguem isso.

POAemMovimento

POAemMovimento é coletivo de arte, dedicado a exercer a voz da cidadania, com o uso sem restrição, de toda e qualquer forma de expressão artística.

Advogado e Artista Plástico

Acesse minhas redes sociais: Facebook Youtube Instagram Twitter Breve novidades!

Seguidores

Visitantes